Przejdź do głównej zawartości

A Primeira Discípula


A Primeira Discípula

Discípulo quer dizer "aprendiz". Em nosso contexto indica aquele que aprende a ser de Deus! Maria foi a primeira e privilegiada aprendiz do Filho de Deus. Os batizados idem, pela graça do Filho Salvador e pela ação do Espírito Santo, tornam-se aprendizes no buscar, conhecer e seguir o Mestre. Fica patente a missão de Maria: adotar os irmãos de Jesus Cristo, tornar-se Mãe da Igreja e ser sinal de comunhão para os que se fazem discípulos.
ELA passa a ser chamada também de "primeira discípula" pelas seguintes atitudes:
- Sua docilidade diante do chamado divino: "eis aqui a serva do Senhor"
- Sua disponibilidade diante do plano divino: "faça-se em mim, segundo tua palavra"
- Sua entrega à missão recebida: saiu apressada para atender a prima Isabel. (Lc 1,39)
- Sua união com o Filho Jesus: não está fisicamente ao lado Dele em todas as situações de sua vida, mas adere ao jeito de Deus realizar a redenção. Ela se faz corredentora.
- Sua presença aos pés da cruz: recebe por herança os irmãos de Jesus, seus filhos.
- Sua presença com os discípulos em Pentecostes. O reencontro com o Espírito Santo faz Dela Mãe da Igreja. Ela tem participação na ação continuada da redenção.
A Devoção à Nossa Senhora
É bom entender o sentido da palavra "devoção", que pode ganhar sentido pejorativo de prática piegas, maquinal, sem conhecimento do conteúdo doutrinal que sustenta as formas de relacionamento com o sagrado. Devoção é mais do que simples fervor religioso. Devotar é dedicar. Devoção, pois, é dedicação a uma figura sagrada em busca da aproximação com Deus. O objetivo é a união e comunhão com Deus.
A base da "devoção" a Nossa Senhora deve constar de:
a) Conhecer a figura de Maria na História da Salvação: (Lc 1,26-38), o que significa necessariamente ligar a Mãe ao Filho. Sem Ele, ela própria não teria a Graça da Salvação." O culto mariano tem característica cristológica. Maria se refere a Jesus Cristo, Dele depende", (Marialis Cultus,1974 - Paulo VI). Habituar- se a rezar ligando Maria ao Filho, Deus e Redentor. Idem vale em relação ao Espírito Santo: foi pela ação do Espírito Santo que Ela tornou-se geradora do Verbo. (Há muitos e bons livros sobre Maria).
b) Escolher Maria como foco da vida cristã: ela leva para Jesus (Per Mariam ad Jesum). Amar a Mãe de Jesus que foi feita minha/sua mãe. Depois da Trindade, Ela é a única "cheia de graça". Por direito, tem destaque!
c) Seguir Maria: como Mãe (Ela cuida), Medianeira (Ela intercede), Modelo. Ela é o exemplo humano acabado de união com Deus.
Pe. César Moreira, CSsR
Missionário Redentorista

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)