Select Menu

Mariologia Bíblica

Artigos

Maria no Culto

Iconografia

Maria nos Dogmas

Perpétuo Socorro

Orações Diversas

Po Polsku

» » » Curso de Mariologia: Maria nas Sagradas Escrituras


Curso de Mariologia: Maria nas Sagradas Escrituras
Nosso país, tradicionalmente católico, traz em suas raízes uma profunda devoção mariana. Há mais de 300 anos Nossa Senhora Aparecida faz parte da história do povo brasileiro, entretanto poucos conhecem sobre essa mulher escolhida por Deus, para ser a Mãe do Salvador.

O curso de Mariologia oferecido deseja proporcionar aos seus participantes o conhecimento teológico da figura de Maria, motivando a uma devoção consciente e racional.
A Faculdade Dehoniana, há 90 anos sediada na cidade de Taubaté, em São Paulo, em parceria com a Academia Marial do Santuário Nacional de Aparecida, formou em julho de 2018, a primeira turma de Especialistas em Mariologia. O curso de pós-graduação Lato Sensu, reconhecido pelo MEC, contou com alunos de norte a sul do Brasil.

Durante essa formação, foi detectada a necessidade de expandir o conhecimento mariológico à comunidade católica. Assim esse curso integrou-se no Programa de Extensão Universitária da Faculdade Dehoniana. As aulas serão ministradas pelos citados especialistas que abraçaram essa missão com fervor e dedicação. O programa curricular será orientado, supervisionado e certificado pela referida instituição.
O primeiro curso nessa modalidade, é aberto a todos, que desejam aprofundar o conhecimento e fortalecer a fé em Jesus Cristo, tendo Maria de Nazaré como modelo de discipulado.
A especialista em mariologia, Raquel Mendes Gaudêncio¹, associada da Academia Marial, ministrará as aulas no município de Embu-Guaçu, Grande São Paulo, aos sábados no mês de fevereiro de 2019, no Colégio João Friaza, reconhecido pelo empenho e dedicação ao processo educacional de seus alunos.
Será apresentado aos cursistas uma visão abrangente do desenvolvimento dos estudos mariológicos no decorrer dos séculos. No programa temas como: Introdução ao Estudo sobre Maria; Linha do tempo mariológica; Maria no Antigo Testamento e Maria no Novo Testamento
Mais informações: WhatsApp (11) 97119-8344
e-mail: raquelmgg@hotmail.com
www.facebook.com/RMGMariologia
  ¹Bacharel em Matemática pela Universidade Anhembi Morumbi. Participou da primeira turma de pós-graduação em Mariologia, pela Faculdade Dehoniana e Academia Marial. Desenvolveu no TCC um tema polêmico e ousado: Antropologia das tatuagens marianas: fenômeno social, motivação e leitura de fé. Um estudo teológico sobre as tatuagens religiosas e a devoção popular. O trabalho foi apresentado no XII Congresso Mariológico de Aparecida, em 2017. Como agente pastoral já atuou na pastoral familiar com ECC e preparação para noivos; catequista de catecumenato; liturgia; tesouraria; equipe de eventos; equipe de formação; pastoral da comunicação; conselho econômico administrativo e pastoral paroquial. Ministrou aulas na rede pública estadual. É associada da Academia Marial desde 2015. Atualmente participa da pastoral do empreendedor e ministra palestras e curso de mariologia em parceria com a Faculdade Dehoniana.

SOBRE MARIOLOGIA POPULAR

Na Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, que trata da Igreja, o Concílio recomendou que “os teólogos e pregadores da palavra divina, na consideração da singular dignidade da Mãe de Deus, se abstenham com diligência tanto de todo o falso exagero quanto da demasiada estreiteza de espírito. Sob a direção do Magistério, cultivem o estudo da Sagrada Escritura, dos Santos Padres e Doutores e das liturgias da Igreja para retamente ilustrar os ofícios e privilégios da Bem-aventurada Virgem que sempre levam a cristo, origem de toda verdade, santidade e piedade” (LG 67).
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Faça um Comentário

Bibliografia