Przejdź do głównej zawartości

Curso de Mariologia: Maria nas Sagradas Escrituras


Curso de Mariologia: Maria nas Sagradas Escrituras
Nosso país, tradicionalmente católico, traz em suas raízes uma profunda devoção mariana. Há mais de 300 anos Nossa Senhora Aparecida faz parte da história do povo brasileiro, entretanto poucos conhecem sobre essa mulher escolhida por Deus, para ser a Mãe do Salvador.

O curso de Mariologia oferecido deseja proporcionar aos seus participantes o conhecimento teológico da figura de Maria, motivando a uma devoção consciente e racional.
A Faculdade Dehoniana, há 90 anos sediada na cidade de Taubaté, em São Paulo, em parceria com a Academia Marial do Santuário Nacional de Aparecida, formou em julho de 2018, a primeira turma de Especialistas em Mariologia. O curso de pós-graduação Lato Sensu, reconhecido pelo MEC, contou com alunos de norte a sul do Brasil.

Durante essa formação, foi detectada a necessidade de expandir o conhecimento mariológico à comunidade católica. Assim esse curso integrou-se no Programa de Extensão Universitária da Faculdade Dehoniana. As aulas serão ministradas pelos citados especialistas que abraçaram essa missão com fervor e dedicação. O programa curricular será orientado, supervisionado e certificado pela referida instituição.
O primeiro curso nessa modalidade, é aberto a todos, que desejam aprofundar o conhecimento e fortalecer a fé em Jesus Cristo, tendo Maria de Nazaré como modelo de discipulado.
A especialista em mariologia, Raquel Mendes Gaudêncio¹, associada da Academia Marial, ministrará as aulas no município de Embu-Guaçu, Grande São Paulo, aos sábados no mês de fevereiro de 2019, no Colégio João Friaza, reconhecido pelo empenho e dedicação ao processo educacional de seus alunos.
Será apresentado aos cursistas uma visão abrangente do desenvolvimento dos estudos mariológicos no decorrer dos séculos. No programa temas como: Introdução ao Estudo sobre Maria; Linha do tempo mariológica; Maria no Antigo Testamento e Maria no Novo Testamento
Mais informações: WhatsApp (11) 97119-8344
e-mail: raquelmgg@hotmail.com
www.facebook.com/RMGMariologia
  ¹Bacharel em Matemática pela Universidade Anhembi Morumbi. Participou da primeira turma de pós-graduação em Mariologia, pela Faculdade Dehoniana e Academia Marial. Desenvolveu no TCC um tema polêmico e ousado: Antropologia das tatuagens marianas: fenômeno social, motivação e leitura de fé. Um estudo teológico sobre as tatuagens religiosas e a devoção popular. O trabalho foi apresentado no XII Congresso Mariológico de Aparecida, em 2017. Como agente pastoral já atuou na pastoral familiar com ECC e preparação para noivos; catequista de catecumenato; liturgia; tesouraria; equipe de eventos; equipe de formação; pastoral da comunicação; conselho econômico administrativo e pastoral paroquial. Ministrou aulas na rede pública estadual. É associada da Academia Marial desde 2015. Atualmente participa da pastoral do empreendedor e ministra palestras e curso de mariologia em parceria com a Faculdade Dehoniana.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)